Dicas

CULTO DOMÉSTICO UM MOMENTO PARA LEVANTAR UM ALTAR DE ADORAÇÃO A DEUS NA FAMÍLIA. 
ORDENANÇA DE DEUS - TEXTO BASE: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.( Deuteronômio 6.6,7)
Abaixo segue resumos dos conteúdos apresentados nos programas, mas se você deseja mais ideias, sugestões e dicas etc. Visite o meu blog: http://universoinfantiltialuciajp.blogspot.com/p/dicas-para-paes-e-mestre.html

TESTEMUNHO "Charles M. Sheldon"acerca da forte influência que o Culto Doméstico exerceu em sua vida. 
“Charles M. Sheldon, autor do livro Em Seus Passos, Que Faria Jesus?, um dos mais conhecidos livros da literatura cristã, deixou um testemunho acerca da forte influência que o culto doméstico exerceu em sua vida.”
“Em uma cabana de madeira na campina, meu pai me ensinou a amar a Bíblia”, escreveu. “Depois do café da manhã, todos os dias, a família passava para o fundo do cômodo que chamávamos de sala de estar, e fazíamos o culto doméstico. Cada um de nós tinha sua própria Bíblia. Papai lia dois versículos, e cada um de nós lia dois versículos. Antes que se escoassem cinco anos, havíamos lido a Bíblia toda cinco vezes. Acho que sou o único homem vivo que já ouviu toda a Bíblia lida em voz alta cinco vezes. Nunca pulamos nada, nem mesmo aquelas listas enormes de valentes que geraram uns aos outros. Assim que terminávamos o Apocalipse, papai voltava calmamente ao Gênesis e começávamos de novo. Houve uma época em que eu conseguia repetir todo o Evangelho de Mateus de cor. Desejo repetir que meu pai me ensinou a amar a Bíblia como o melhor livro do mundo. No culto doméstico, depois da leitura da Bíblia, cantávamos um hino e então nos ajoelhávamos enquanto papai fazia a oração matutina. Somos escoceses-irlandeses, e naturalmente as orações de papai eram tão compridas quanto ele quisesse. E geralmente orava por nós, citando nomes. Quando finalmente saí de casa para ir estudar numa faculdade lá do leste, ficava muitas vezes tentado a fazer o que alguns dos rapazes faziam — blasfemar, jogar cartas a dinheiro, e ir a lugares da cidade à noite em que não deveria ir. Então, quando estava para ceder a meus desejos, ouvia a oração matutina de papai na cabana de madeira. E aquele poder e valor cotidiano da oração como hábito diário permaneceu comigo e permanecerá até que eu passe desta vida e vá encontrar meu pai, para regozijar-me em sua maravilhosa companhia naquele lugar onde não mais há doençanem morte."
Texto extraído do livro “A criança no lar cristão” - Margaret Bailey Jacobsen – Ed. Mundo Cristão – SP – 1989 – p.142,143
 Charles Sheldon, este menininho que lia dois versículos por dia nos cultos domésticos com sua família, cresceu, estudou e formou-se no Andover Theological Seminary.
Influenciado por seu pai que também era pastor, Cheldon tornou-se pastor evangélico aos 29 anos de idade e por 33 anos exerceu este ministério. Depois, continuou a atuar como editor por muitos anos. Segundo informações do site da Editora Mundo Cristão, aquele menino, dos cultos domésticos na cabana de madeira da campina, escreveu um dos 10 livros mais vendidos em todo o mundo.  É um clássico da literatura evangélica.
Todo àquele que se diz cristão deveria, depois da Bíblia, claro, ler "Em seus passos o que faria Jesus?".
Milhões de pessoas,  foram e continuam sendo impactadas pela mensagem deste livro. E pensar que tudo começou quando Cheldon ainda era criança, nos pequenos cultos domésticos realizados em uma cabana de madeira na campina. Como ele mesmo testemunhou, no momento mais crítico da sua vida, quando o mundo oferece tudo de ruim que faça com que um  jovem se afaste de Deus, neste momento, a única coisa que não saía de sua lembrança era a oração matutina de seu "papai" na cabana de madeira na campina.
É como diz a Palavra de Deus:
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6
Charles Monroe Sheldon faleceu em 1946 aos 89 anos de idade e certamente, como ele mesmo disse em seu testemunho, "aquele poder e valor cotidiano da oração como hábito diário" permaneceram com ele até o fim de sua vida. - Extraído do blog: (http://www.cultoinfantil.org/index.php?option=com_content&view=article&id=13:culto-domestico&catid=1:vida-crista&Itemid=6)
Vamos levantar o altar de adoração a Deus na nossa família.
.............................................................................................................


CINCO -Motivações para o culto familiar 

Todo pai e mãe tementes a Deus devem estabelecer e manter a adoração da família no lar pelas seguintes razões:
·         O bem estar eterno de seus amados . Deus usa meios para salvar almas. O mais comum que Ele usa é a pregação de Sua Palavra. Mas Ele também pode usar o culto familiar. Como a conexão entre o sermão e a salvação de almas na congregação, há uma conexão entre adoração da família e a salvação de almas. Provérbios 22:6 diz, “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”. Esta regra tem sido confirmada durante séculos. Do mesmo modo, Salmo 78:5-7 diz, “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos [ex. o louvor de Deus e de Suas obras maravilhosas]; para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos;”

Nós não sabemos a vontade secreta de Deus, mas nós sabemos que Deus une-Se aos meios. Somos chamados para trabalhar em esperança, fazendo uso diligente do meio do culto familiar, para que nossos filhos possam não se esquecer das obras de Deus. Por contraste, se nós deixamos nossos filhos a si mesmos, a Escritura diz, eles nos envergonharão. A idéia de filhos passando a eternidade no inferno oprime a qualquer pai temente a Deus. Imagine também encarando a eternidade confessando que nós não labutamos seriamente pelas almas de nossas crianças. Seria terrível confessar: “Eu leio a Bíblia para meus filhos, mas nunca conversei com eles sobre isto; eu oro, mas nunca orei sinceramente pelas suas almas”!

Spurgeon claramente lembrou-se de sua mãe orando em prantos sobre ele da seguinte maneira: “Senhor, Vós sabes que se estas orações não forem respondidas em prol da conversão de Charles, estas mesmas orações sustentarão testemunho contra ele no Dia do Juízo.”. Spurgeon escreveu: “A idéia de que as orações da minha mãe serviriam como testemunhas contra mim no Dia do Julgamento trouxe terror ao meu coração.”.

Pais, usem todos os meios para terem seus filhos apegados como marcas de queimadura. Ore com eles, ensine-os, cante com eles, chore sobre eles, admoeste-os, pleiteia com eles sobre seu batismo. Lembre-se de que em cada culto familiar você está conduzindo seus filhos à presença do Mais Elevado. Busque graça para trazer a bênção do Deus Todo-Poderoso sobre seu lar.
·         A satisfação de uma boa consciência . Ryle disse, “Eu encarrego vocês, pais, a tomarem cada dor para instruir seus filhos no caminho que eles devem seguir. Eu encarrego-os não meramente pelo bem das almas de seus filhos; Eu encarrego-os pelo bem do seu próprio futuro, conforto e paz. Verdadeiramente sua própria felicidade depende disso. Filhos têm causado as lágrimas mais tristes que o homem jamais tem derramado.” Tais tristezas são suficientemente pesadas quando pais fielmente desencarregaram-se de seu dever mesmo ainda vivendo com uma filha ou filho pródigo. Mas quem pode suportar a repreensão de uma consciência ardente que nos condena porque nós nunca os conduzimos no temor do Senhor? Que vergonha em ter falhado em levar seriamente o juramento que nós proferimos no batismo de nossos filhos de criá-los em nossas confissões doutrinárias.

Quão melhor é podermos dizer: “Filho, nós te ensinamos a Palavra de Deus; nós batalhamos pela sua alma; nós vivemos como um exemplo perante vocês de temor a Deus. Você não viu em nós uma piedade impecável, mas uma fé sem fingimento. Você sabe que nós procuramos primeiramente o reino de Deus e a Sua justiça. Sua consciência sustentará o testemunho que Cristo é o centro deste lar. Louvamos juntos, oramos juntos, e conversamos juntos. Se você se desviar desta luz e destes privilégios, e insistir em ir pelo seu próprio caminho, nós só podemos orar para que todo seu estudo bíblico, orações, e louvores não elevem-se contra você no Dia do Juízo – e que você cairá em si antes de ser tarde demais.”.

Como Ryle disse, “Feliz de fato é o pai que pode dizer com Robert Bolton em seu leito de morte a suas crianças: ‘Eu de fato creio que nenhum de vocês ousará encontrar-me no tribunal de Cristo num estado não regenerado. '”. Então nós devemos viver e conduzir o culto familiar de modo que nossos filhos não serão capazes de dizer, “Eu tenho sido amarrado de mãos e pés, e sido levado para escuridão perpétua por causa da sua negligência paterna, sua hipocrisia, sua complacência sobre as coisas de Deus. Pai, mãe, por que vocês não foram fieis a mim?”.
·         Assistência na criação dos filhos . A adoração da família ajuda promover harmonia em tempos de aflição, doença, e morte. Oferece maior conhecimento das Escrituras e crescimento em piedade pessoal ambos para si e suas crianças. Nutre sabedoria em como encarar vida, abertura para falar sobre questões significativas, e um relacionamento mais próximo entre pai e filhos. Laços fortes estabelecidos no culto familiar nos anos mais cedo podem ser uma grande ajuda aos adolescentes nos anos porvir. Estes adolescentes podem ser guardados de muitos pecados quando lembrar das orações da família e culto. Em momentos de tentação, eles podem dizer: “Como posso ofender um pai que batalha diariamente com Deus em meu favor?”.

J. W. Alexander aconselhou: “Deixa seus filhos entrarem na adolescência e todos seus laços serão provados como uma teia de aranha a menos que você tenha mantido sua influência sobre eles pelo crescimento diário do laços do culto familiar. Olhe a sua volta entre as famílias que professam a fé em Cristo, e observe a diferença entre aquelas que cultuam a Deus e aquelas que não cultuam; e então, como você ama sua prole, e como você os salvaria da rebelião de Hofni e Finéias
[12], estabeleça a adoração de Deus em sua casa.”.
·         A Brevidade do tempo . “Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.” (Tiago 4:14). Treinamento diário é somente por uns meros vinte anos ou menos, e mesmo esses anos não são garantidos. Devíamos conduzir adoração da família cientes do quão breve a vida é em termos da eternidade. As crianças perceberão esta realidade se a adoração da família é feita com zelo, amor, calor, e consistência.
·         Amor a Deus e a Sua igreja . Pais piedosos querem glorificar Deus e servir a Sua igreja. Querem dar para a igreja filhos e filhas espiritualmente valentes. Ore para que seus filhos e filhas possam ser pilares na igreja. Bendito são os pais que podem um dia ver entre a multidão de adoradores seus próprios filhos e filhas. O culto familiar é a fundamento de tal futuro.
 
Nós, como cabeças dos lares, somos responsáveis pela educação espiritual das nossas famílias. Devemos fazer tudo que podemos para estabelecer e manter o culto familiar em nossos lares.
Nós temos recebido exemplos bíblicos de adoração da família — nós não iremos segui-los? Tendo Deus colocado em nossos lares as almas de criaturas feitas a Sua imagem, nós não usaremos todas nossas capacidades para ver nossos filhos atados à adoração perante Deus e Seu Filho, Jesus Cristo? Nós não nos esforçaremos para promover a piedade cristocêntrica em nosso lar, cujo culto familiar é tão apropriado para promovê-la? Nós iremos brincar com a nutrição espiritual, sim, com a eternidade dos membros de nossa própria família?
Culto familiar regular fará de nossos lares um lugar mais abençoado de se viver. Ele os fará mais harmoniosos, mais santos. Ele os ajudará honrar a Deus. Como I Samuel 2:30 [13] diz, “porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.”. Culto familiar nos dará paz. Irá edificar a igreja. Então, junto com Josué, nós devemos dizer, “quanto a mim e a minha casa, nós serviremos ao Senhor. Nós usaremos a Palavra para ensinar nossas crianças; nós diariamente invocaremos Seu Nome; Nós cantaremos Seus louvores com humildade e alegria.”.
Se seus filhos já estão crescidos e fora de nosso lar, ainda não é tarde demais para fazer o seguinte:
·         Ore por eles. Ore para que Deus faça de paus tortos, paus retos e traga benção do mal.
·         Confesse seu pecado a Deus e para seus filhos. Dê a eles boa literatura sobre culto familiar.
·         Fale e ore com seus netos. Faça por eles o que você não fez pelos seus filhos.
·         Comece o culto familiar com sua esposa. Siga o conselho de James W. Alexander, “Voe imediatamente, com seu lar, ao trono de graça.”.
·         Não fique desanimado e desista do culto familiar, não importa o que acontecer. Comece novamente. Anime-se. Seja realista. Não espere perfeição de seus esforços ou das respostas de suas crianças. Toda sua perfeição está em seu maravilhoso Sumo Sacerdote, que intercede por você e prometeu ser gracioso aos crentes e suas sementes.
·         Implore ao Senhor que abençoe seus débeis esforços e salve seus filhos e netos. Suplique a Ele para tomá-los nos Seus braços por toda eternidade. Possa Deus graciosamente conceder Seu Espírito para ajudá-lo, para o bem de suas almas, e para o louvor do Seu Nome.